PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE MAIO DE 2014

Alunos do Colégio Atlântico debatem lei sobre Copa do Mundo


Estudantes do 9ºano visitam a Câmara a convite do vereador Chico Almeida.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Andrey Moral (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Andrey Moral (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Andrey Moral Salvar imagem em alta resolução


Conhecer como funciona a Câmara e os trabalhos dos vereadores, foi o objetivo da visita dos alunos do 9º ano do Colégio Atlântico na manhã desta segunda-feira (26), a convite do vereador Chico Almeida (PT), que em seu discurso lembrou da infância simples, de sua luta para se eleger vereador, do trabalho que vem realizando desde o início de seu mandando e da importância em se dar valor aos estudos.

Durante a visita os alunos assistiram a palestra sobre a história de Piracicaba, surgimento da Câmara de Vereadores, a trajetória do primeiro Presidente Civil da Republica, Prudente e Morais e sobre o sistema de governo republicano e dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, que explicou como funciona cada um deles e seu papel no contexto político e social do país.

Em seguida funcionária do departamento Legislativo, explicou como funciona a Câmara de Vereadores, a função dos parlamentares, como são elaboradas as leis e coordenou a simulação de uma reunião ordinária, em que os estudantes interpretaram o papel dos parlamentares e fizeram a simulação de uma reunião ordinária, onde discutiram e votaram o projeto de lei que autoriza o Brasil a sediar uma Copa do Mundo.

Após um intenso debate onde cada um expos eu ponto de vista, o projeto de lei foi rejeitado pela maioria dos alunos, que disseram ser contra os investimentos na ampliação e construção de estádios, para eles esse dinheiro deveria ser aplicado na saúde e educação.

Para as professoras Mariana Siena, de História e Renata Martello, de Ciências, que participaram pela primeira vez do Conheça o Legislativo, o programa é uma ótima oportunidade para os alunos conheceram o trabalho dos vereadores, terem uma ideia da influência do legislativo no seu dia a dia e despertar o interesse para política.

Os estudantes também visitaram a mostra itinerante “Conhecendo Almeida Junior” no hall de entrada do prédio anexo da Câmara, e comentaram que tinham outra visão do trabalho dos vereadores, de suas funções e deveres e que conhecer na pratica o trabalho do Legislativo foi interessante e enriquecedor.

Eles comentaram que tinham outra ideia sobre o trabalho dos vereadores da importância da Câmara no contexto político da cidade, para eles o poder mais importante era o Executivo e não o Legislativo.  



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154


Conheça o Legislativo Chico Almeida

Notícias relacionadas