PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE AGOSTO DE 2015

Alunos da Maria de Lourdes Consentino participam do Conheça


Eles saíram da Câmara com a intenção de criar um grêmio estudantil para a unidade, localizada na Vila Sônia. Iniciativa foi do vereador Carlinhos Cavalcante



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Jéssica Gaise (1 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Vereadores por um dia

Vereadores por um dia
Foto: Jéssica Gaise (2 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Mesa Diretora formada pelos alunos

Mesa Diretora formada pelos alunos
Foto: Jéssica Gaise (3 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Carlinhos Cavalcante (PPS) conversando com os alunos

Vereador Carlinhos Cavalcante (PPS) conversando com os alunos
Foto: Jéssica Gaise (4 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Estudantes da Maria de Lourdes Consentino participaram do projeto Conheça o Legislativo

Estudantes da Maria de Lourdes Consentino participaram do projeto Conheça o Legislativo
Foto: Jéssica Gaise Salvar imagem em alta resolução

Estudantes da Maria de Lourdes Consentino participaram do projeto Conheça o Legislativo



A manhã desta quarta-feira (19) foi diferente para os alunos da oitava série da Escola Estadual Maria de Lourdes Silveira Consentino, do bairro Vila Sônia, região de Santa Terezinha. Eles participaram do “Conheça o Legislativo”, programa oferecido pela Câmara de Vereadores de Piracicaba às escolas públicas e particulares.

A iniciativa partiu do vereador Carlos Alberto Cavalcante (PPS), que destacou a importância do projeto como uma forma de ensinar aos estudantes a separação e a função dos poderes constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário), além de conhecerem o trabalho dos vereadores na criação das leis municipais. “Vocês, no futuro, vão conduzir a cidade. A interação começa em casa e vem pra escola”, comentou Carlinhos.

Orientados pelos professores de Matemática, Rodrigo Moda, e de História, Rossana Faria Lourencio Zanetti, os alunos simularam uma reunião ordinária e discutiram um projeto de lei que previa a redução da maioridade penal. “É um momento especial. Eles precisam da convivência, da socialização. O nosso objetivo foi alcançado”, destacou a docente Rossana Zanetti.

Gabriel Geraldin tem 14 anos e achou “ótima a intenção da escola em trazê-los à Câmara”. Daniel Polesi, também da mesma idade, afirmou “que conhecer o Legislativo foi muito bom”. A sessão camarária fictícia foi presidida pela mineira Paula de Souza Santos, recém-chegada a Piracicaba, vinda do município de Santa Helena (MG). Ela “adorou” ter participado das atividades legislativas. Os três alunos ouvidos pela reportagem disseram ser a “primeira vez” que entraram numa Câmara Municipal.

Ao final, por 18 votos contrários, os estudantes rejeitaram o texto que reduzia a maioridade. As aulas desta manhã foram ministradas pelos advogados Bruno Didoné de Oliveira, do Departamento Jurídico e James Granziol, do Departamento Legislativo.

GRÊMIO ESCOLAR – O professor Rodrigo Moda comentou que os alunos estão com dificuldades de criar um grêmio escolar na escola Maria de Lourdes. Na mesma hora, o vereador Carlinhos se prontificou em ir à unidade de ensino e organizar o estatuto da agremiação.

“Compartilhem esse momento. Levem para casa esses ensinamentos. Quantos jovens iguais a vocês, que um dia estiveram aqui, hoje, são casados, pais de família e, quando não, estão concluindo a faculdade. É preciso ter organização na escola, prestar atenção nas aulas para vocês se tornarem bons profissionais”, concluiu Carlinhos.

Escolas interessadas em participar do Conheça o Legislativo podem entrar em contato com o gabinete do vereador Carlos Alberto Cavalcante (PPS) pelos telefones: 3403-6541 e 3403-6542.



Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121


Conheça o Legislativo Carlos Cavalcante

Notícias relacionadas