PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

30 DE MAIO DE 2014

Alunos da escola Tales de Mileto participam do “Conheça o Legislativo”


Convite partiu do vereador Gimar Rotta (PMDB), que avaliou a iniciativa como maneira de despertar os jovens à política



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Suelen Faria (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Suelen Faria (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Suelen Faria (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Suelen Faria (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Suelen Faria (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Suelen Faria Salvar imagem em alta resolução


Na tarde desta quinta- feira (29), cerca de 40 alunos da 4ª série do Ensino Fundamental do Colégio Tales de Mileto participaram o projeto “Conheça o Legislativo”, que tem o objetivo de despertar em crianças e adolescentes a importância da cidadania. 

Durante a visita, os alunos acompanharam no salão nobre “Helly de Campos Melges” palestra, com apresentação de slides e vídeos, sobre a história de Piracicaba, surgimento das câmaras, a trajetória do primeiro Presidente Civil da Republica, Prudente de Moraes, e sobre o sistema de governo republicano, o qual inclui os três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário). 

Como forma de interação com os alunos, foi simulada uma reunião ordinária em que os estudantes interpretaram o papel dos parlamentares e puderam também opinar e trocar experiências e informações. O aluno Artur de Camargo Campos atuou como presidente e destacou a importância do “Conheça o Legislativo”.

“Achei legal, gostei de ser presidente por um dia. Aprendi sobre a história da cidade e como era antigamente, também descobri a importância das leis e a função dos vereadores”. 

Para as professoras Ana Claudia Estevan de Oliveira e Renata Raquel Pertile a iniciativa ajuda a conscientizar os alunos sobre os direitos e deveres como cidadãos, além de mostrar a importância do trabalho dos vereadores e o funcionamento da Casa de Leis. Também enfatizaram que o programa deveria ocorrer em outros locais públicos, como forma de aprendizagem e consciência. 

Para Gilmar Rotta, a iniciativa é de “extrema importância”, pois transmite às crianças e adolescentes o conhecimento sobre os departamentos do Legislativo Municipal e os três poderes, além de demonstrar o contexto histórico da cidade. “Também desperta e orienta a ter uma cultura política e cidadã”, concluiu o vereador.



Texto:  Natália Zanini
Supervisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Conheça o Legislativo Gilmar Rotta

Notícias relacionadas