PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE DEZEMBRO DE 2014

Aliança de Misericórdia recebe o Prêmio Madre Tereza de Calcutá


Iniciativa partiu do vereador Paulo Camolesi (PV). Instituição acolhe oito mulheres em situação de vulnerabilidade social. Solenidade foi realizada na sede da entidade



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 8) Salvar imagem em alta resolução

Solenidade ocorreu na igreja da Aliança de Misericórdia

Solenidade ocorreu na igreja da Aliança de Misericórdia
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 8) Salvar imagem em alta resolução

Antônio Storel explicando o Prêmio Madre Tereza de Calcutá

Antônio Storel explicando o Prêmio Madre Tereza de Calcutá
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 8) Salvar imagem em alta resolução

Patrícia Aparecida Silva no momento de seu depoimento

Patrícia Aparecida Silva no momento de seu depoimento
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 8) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Paulo Camolesi conversando com o público

Vereador Paulo Camolesi conversando com o público
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 8) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Paulo Camolesi conversando com o público

Vereador Paulo Camolesi conversando com o público
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (6 de 8) Salvar imagem em alta resolução

Da esquerda para a direita: Antônio Storel, Elisângela Santos, Natália P. do Nascimento e Paulo Camolesi

Da esquerda para a direita: Antônio Storel, Elisângela Santos, Natália P. do Nascimento e Paulo Camolesi
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (7 de 8) Salvar imagem em alta resolução

Missionária Natália Paz do Nascimento

Missionária Natália Paz do Nascimento
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (8 de 8) Salvar imagem em alta resolução

Prêmio Madre Tereza de Calcutá

Prêmio Madre Tereza de Calcutá
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Prêmio Madre Tereza de Calcutá



A instituição de caridade Aliança de Misericórdia “Poço de Jacó” recebeu, na sexta-feira à noite (12), o Prêmio Madre Tereza de Calcutá, numa iniciativa do vereador Paulo Camolesi (PV). A entidade, localizada na estrava velha que liga Piracicaba ao distrito de Tupi (SP – 135), é responsável por acolher pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, como viciados em álcool e drogas, tanto homens quanto mulheres, além de crianças. A cidade conta com quatro unidades: “Casa de Maria” (Paulista), “Maria mãe dos Pobres” (Chicó), “Casa de Reinserção “Dom Bosco” e “Poço de Jacó”, as duas últimas situadas uma ao lado da outra.

Camolesi destacou que a Aliança de Misericórdia desenvolve “um importante trabalho de socialização de dependentes químicos”. A missionária Natália Paz do Nascimento, coordenadora do local, ressaltou que a instituição não pensa no reconhecimento das pessoas. “É uma forma de gratidão a Deus. É a vida que eu escolhi. Simplesmente a gente faz o nosso trabalho”.

O chefe de gabinete do vereador Paulo Sérgio Camolesi, o ex-vereador Antônio Oswaldo Storel, explicou que o Prêmio Madre Tereza de Calcutá foi criado, em 1997, quando foi vereador. “Eu procurei o então bispo de Piracicaba Don Eduardo Koaik e disse a ele a minha intenção de criar um prêmio para os direitos humanos. Don Eduardo foi o inspirador para a gente colocar esse nome; aliás estamos aqui para trazer o reconhecimento da Câmara para essa entidade. Muitas pessoas têm a ideia errônea de que defender os direitos humanos seja proteger criminosos. Quando falamos direitos humanos defendemos a vida”.

DEPOIMENTO – Natural da cidade de Franca (SP), a reeducanda Patrícia Aparecida da Silva está há um ano e três meses na Aliança de Misericórdia. Convidada para falar, Patrícia ressaltou alguns momentos difíceis de sua vida. “Quantas vezes eu vi a minha mãe chorar de desgosto por causa da minha situação. Estou contente aqui, estou recuperada e não tenho vontade de ir embora, pois minha mãe sabe que eu estou bem”.

ALIANÇA DE MISERICÓRDIA – é uma entidade sem fins lucrativos, fundada no ano de 200 e dirigida pelos padres Antonello Cadeddu e João Henrique. São sacerdotes italianos que vieram para o Brasil, em São Paulo (SP), e fundaram a instituição “Restaura-me”, no bairro do Brás, onde é realizado atendimento a moradores de rua e dependentes químicos.

A entidade está presente nos munícipios de Salto (SP), Piracicaba (SP) – com quatro unidades -, Jacareí (SP), Belo Horizonte (MG), Alfenas (MG), Rio de Janeiro (RJ) e no Estado do Ceará. No mundo: Portugal, França, Bélgica e África do Sul.

MADRE TEREZA DE CALCUTÁ- Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) foi uma missionária católica albanesa. Dedicou toda sua vida aos pobres. Logo cedo descobriu sua vocação religiosa. Com dezoito anos entrou para a Casa das Irmãs de Nossa Senhora do Loreto. Preparou-se para o noviciado. Foi para Calcutá, ensinar geografia no Colégio das Irmãs. A miséria material e espiritual de tanta gente tocava o seu coração. Criou a Congregação Missionárias da Caridade. Em 1965 a Santa Sé aprovou a Congregação. Em 1979 recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Madre Teresa foi Beatificada pela igreja católica em 2003.

Madre Teresa de Calcutá morre no dia 05 de setembro de 1997, depois de sofrer uma parada cardíaca. Uma fila interminável formou-se durante dias, diante da igreja de São Tomé, em Calcutá, onde o seu corpo estava sendo velado. Ao fim de uma semana, com milhares de pessoas ainda querendo dar o último adeus, o corpo da Madre foi transladado ao Estádio Netaji, onde o cardeal Ângelo Sodano, Secretário de Estado do Vaticano, celebrou a Missa de corpo presente. O mesmo veículo que, em 1948, transportara o corpo do Mahatma Gandhi foi utilizado para realizar o cortejo fúnebre da Mãe dos pobres.

Para Paulo Camolesi a entrega do prêmio foi uma noite especial, pois “o poder público reconhece a Aliança de Misericórdia como uma grande evangelizadora, principalmente, aos mais carentes”.

Atualmente, oito mulheres estão acolhidas no “Poço de Jacó”. Elas recebem cuidados médicos e pessoais. Durante a reportagem, visualizamos algumas internas participando de canto de louvor a Deus, antes do início da solenidade.

 



Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121


Homenagem Paulo Camolesi

Notícias relacionadas