PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE JANEIRO DE 2019

Adoção de hábitos saudáveis reduz risco de câncer, alerta Moschini


Às vésperas do Dia Mundial do Câncer, em 4 de fevereiro, vereador, que já abordou o tema em diversas ocasiões na Câmara, defende estilo de vida saudável.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereador Ronaldo Moschini, em uma das vezes em que ocupou a tribuna da Câmara



A projeção de que, em 2035, 24 milhões de casos de câncer devem ser registrados em todo o mundo reforça a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis. O alerta é do vereador Ronaldo Moschini (PPS), que é médico ginecologista e obstetra e socorrista do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Piracicaba.

Relatório do WCRF (Fundo Mundial de Pesquisa sobre o Câncer, na tradução da sigla para o português) divulgado no ano passado aponta que o número de casos crescerá 70% em comparação com 2012, quando foi publicado o levantamento anterior. O estudo de 2018 elege o excesso de peso e a obesidade, somados a estilos de vida com pouco exercício e muita comida "rápida" e processada, como principais fatores no desenvolvimento do câncer.

Moschini, que já abordou o tema em diversas ocasiões na Câmara, ao ocupar a tribuna durante as reuniões ordinárias, defende que "ter conhecimento sobre a importância de hábitos saudáveis na prevenção de doenças permite que as pessoas façam mudanças em seu estilo de vida". "A educação também faz parte da prevenção", afirma.

Segundo o médico e vereador, o risco de câncer diminui à medida que se adotam atitudes como parar de fumar, manter-se fisicamente ativo, aumentar a ingestão de cereais integrais, frutas, legumes e grãos, priorizar o consumo de água e bebidas sem açúcar e limitar o consumo de álcool. "Mais de um terço dos casos de câncer podem ser evitados com a adoção de atitudes simples no dia a dia", enfatiza Moschini.

O estudo da WCRF mostra que os tipos de câncer mais comuns são os de pulmão, próstata e colorretal, entre os homens, e os de mama, colorretal e pulmão, entre as mulheres. A proximidade do Dia Mundial do Câncer, em 4 de fevereiro, lembra Moschini, "reforça a importância da adoção de hábitos saudáveis e do diagnóstico precoce no controle da doença".

O médico e vereador observa que "o câncer, já há algum tempo, não é uma questão apenas de saúde". "Ele afeta a vida social e econômica de pacientes e familiares, com os altos custos de tratamento, levando muitas vezes à redução dos rendimentos." Por isso, diz, é importante que "todos façam sua parte na luta contra o câncer".

(com informações da Agência Brasil)



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Saúde Ronaldo Moschini

Notícias relacionadas