PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE DEZEMBRO DE 2019

Acolhimento às pessoas com deficiência é tema de curso na Câmara


Treinamento para o público interno acontece nesta quarta-feira, 18, e faz parte do projeto Câmara Inclusiva



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Francisco Cerignoni, presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo

Francisco Cerignoni, presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo
Foto: Leandro Trajano (2 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Eduardo de Paula Azzini, professor de educação física da Avistar

Eduardo de Paula Azzini, professor de educação física da Avistar
Foto: Sidney Jr (3 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Euclidia Maria Fioravante, coordenadora de projetos sociais e relações institucionais do Centro de Reabilitação

Euclidia Maria Fioravante, coordenadora de projetos sociais e relações institucionais do Centro de Reabilitação
Salvar imagem em alta resolução


Servidores do Departamento de Cerimonial e funcionários das empresas terceirizadas que atuam nas recepções e portarias da Câmara de Vereadores de Piracicaba participam, no amanhã (18), do curso "Acolhimento às Pessoas com Deficiência", que integra o projeto Câmara Inclusiva.

O conteúdo do curso será transmitido por Euclidia Maria Fioravante, coordenadora de projetos sociais e relações institucionais do Centro de Reabilitação; Francisco Nuncio Cerignoni, presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CEAPcD); e Eduardo de Paula Azzini, professor de educação física da Avistar.

Desenvolvido desde junho deste ano com o apoio de diversas entidades, o projeto Câmara Inclusiva foi criado para promover adequações das estruturas físicas na Câmara de Vereadores de Piracicaba e facilitar o acesso das pessoas com deficiência aos diversos ambientes.

Logo nas reuniões iniciais, as entidades apontaram que as ações deveriam estar em sintonia com a LBI (Lei Brasileira de Inclusão), em vigor desde julho de 2015, e que estabelece o conceito de barreiras, divididas em atitudinais, urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, tecnológicas, nas comunicações e na informação. "É justamente no quesito atitudinais que o treinamento aos funcionários está inserido. A Câmara precisa acolher bem a todos que a procuram e estamos nos capacitando para isso", define o presidente Gilmar Rotta (MDB).

Para o diretor do Departamento de Administração da Câmara, Mauro Rontani, o treinamento possibilitará que os colaboradores da Casa ampliem seus conhecimentos no acolhimento a todo tipo de público. "No caso das pessoas com deficiência, há muitas situações que exigem cuidados diferenciados, que serão abordados nesta oportunidade", lembra Rontani.

O curso acontece no dia 18, das 14h às 17h, na sala de treinamento do quarto andar, no prédio anexo da Câmara. Em agosto, a Câmara também ofereceu a palestra "Mídia inclusiva - Como falar sobre deficiência de maneira construtiva e baseada nos direitos humanos", em que Euclídia foi convidada a trazer sua experiência aos servidores efetivos e estagiários dos departamentos de Comunicação e da TV Legislativa da Câmara de Vereadores de Piracicaba, além de assessores dos gabinetes.

Além disso, em resposta aos apontamentos feitos pelas entidades, a Câmara anunciou recentemente a reforma e adaptações dos banheiros feminino e masculino localizados no hall do Salão Nobre Helly de Campos Melges.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Câmara Inclusiva Gilmar Rotta

Notícias relacionadas