PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

29 DE MAIO DE 2017

Acidente de trânsito é tema de palestra de Bandeira na Klabin


Conscientização e prevenção foram os temas abordados pelo vereador



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (6 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (7 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (8 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (9 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (10 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


Em mais uma atividade relacionada ao “Maio Amarelo”, o vereador André Bandeira (PSDB) ministrou duas palestras para funcionários da empresa Klabin sobre conscientização e prevenção de acidentes de trânsito. A campanha “Maio Amarelo” tem o apoio da Câmara de Vereadores de Piracicaba, após aprovação de um Projeto de Decreto Legislativo 1/2016. Bandeira participou da Sipat (Semana Interna de Prevenção a Acidente do Trabalho), convidado pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da empresa.

Bandeira relata o acidente de trânsito ocorrido com ele em 10 de junho de 1996, quando estava prestes a completar 21 anos, que o deixou em uma cadeira de rodas. O acidente ocorreu no cruzamento da rua Voluntários de Piracicaba com avenida Armando de Salles Oliveira. “Um motorista embriagado estava fazendo roleta russa na principal avenida da cidade, passando nos sinais vermelhos e no cruzamento com a rua Voluntários de Piracicaba ele bateu no meu carro, com o impacto eu quebrei o pescoço e tive lesões na 6ª e 7ª vertebra cervical, me deixando com uma sequela de tetraplegia. Com as fisioterapias consegui recuperar os movimentos dos braços”, disse Bandeira.

O parlamentar também relata os dados nacionais sobre acidentes de trânsito. Só em 2015, aconteceram 37.306 mortes, ou seja, 103 mortes por dia. “Se mata mais no trânsito do que por câncer no Brasil”, enfatiza. Entre feridos e hospitalizados, o cenário nos mostra 204 mil pessoas, sendo que 83% das vítimas estavam em motos. Estes dados são do Datasus (Ministério da Saúde). “Vale lembrar que estes dados são de pessoas que morrem no local do acidente ou no percurso entre os acidentes e o hospital. As vítimas que dão entrada no hospital e começam um tratamento e depois falecem não estão nestes números”, disse Bandeira.

O parlamentar também relatou o número de acidentes que aconteceram no natal de 2016 e na virada do ano. Foram 2.769 acidentes de trânsito, sendo 500 acidentes graves, com 2.868 feridos e 225 mortes. Foram lavradas 77.489 infrações de trânsito e 223 motoristas foram flagrados dirigindo alcoolizados. Nos quatro dias de carnaval de 2017, aconteceram 1.696 acidentes de trânsito, com 323 acidentes graves, e 140 mortes. Foram lavradas 84.800 infrações de trânsito sendo que 214 motoristas foram pegos dirigindo alcoolizados.

Bandeira ainda falou do aumento considerável de 220% de morte no trânsito em Piracicaba. Entre janeiro e março de 2016, seis pessoas morreram em acidentes. Já neste ano, no mesmo período, são 22 mortes, a maioria por imprudência. “Temos que respeitar as sinalizações, ser menos imprudente para evitarmos que estes números aumentem”, disse.



Texto:  Assessoria parlamentar Maira Bacellar
Supervisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Trânsito e Transportes André Bandeira

Notícias relacionadas