PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE JULHO DE 2017

Ação da Procuradoria contraria orientações do Tribunal de Contas


Departamento Jurídico da Câmara de Vereadores de Piracicaba avalia que ação tem conflitos nas interpretações quanto à ilegalidade dos cargos



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


A Ação Indireta de Inconstitucionalidade (Adin), com pedido de Liminar, impetrado contra a Câmara de Vereadores de Piracicaba pela Procuradoria Geral de Justiça e que pede a exoneração imediata de 154 cargos em comissão, contraria orientações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), órgão responsável pelo controle externo das atividades administrativas do Legislativo. 

Há equívocos expressivos na Adin e que serão contestados assim que a Câmara for notificada pelo Tribunal de Justiça. O Departamento Jurídico da Casa avalia, inicialmente, que a ação tem conflitos nas interpretações quanto à ilegalidade dos cargos, criados por força de lei e não por Ato da mesa diretora, como sustenta a tese. O assunto foi destaque na imprensa local nesta quarta-feira (19). 

O TCE-SP orientou a edição do Ato da Mesa número 6/2013, depois de analisar a Lei Municipal 5838/2006, que dispôs sobre a reorganização administrativa da Câmara. A legislação entrega aos diretores dos departamentos, como gestores, a responsabilidade pelas competências descritas no corpo da lei.

A criação de cargos compete a uma Lei. Mas há o entendimento legal, sob orientação do TCE-SP, que a regulamentação pode ser feita por Ato ou por Resolução, estando de acordo com a discricionariedade do Legislativo, e o mesmo vale para a descrição dos perfis dos cargos, das funções, bem como as exigências para que sejam preenchidos. 

Diante desta orientação, a Câmara editou Resolução atendendo às determinações relativas aos cargos efetivos, que demandavam funções para dar andamento aos concursos públicos para provimento. 

Já em relação às competências de livre nomeação e exoneração, houve a orientação para que a Câmara descrevesse, por Ato da Mesa, as atribuições genéricas dos cargos em comissão, que seriam de preenchimento dos Gabinetes dos Vereadores, assim como dos Diretores que já estavam previstos e descritos na Lei 5838/2006. 

Quanto aos cargos descritos, mais um equívoco não é percebido pela Procuradoria quando relacionada “Assessor de Gabinete Parlamentar”, cargo já extinto pela orientação do Tribunal de Contas e que configura na Adin. 

A Câmara de Vereadores lembra, ainda, que o pedido de Liminar é equivocado quando a Procuradoria requer a medida cautelar baseada no conceito de “perigo da demora” – sendo que a lei foi criada há mais de uma década – e não há, na mesma peça, o embasamento sobre o “liquido e certo”. 

Desta forma, o Legislativo piracicabano entende que a Liminar não deve prosperar. Uma eventual exoneração de 154 cargos colocaria todas as atividades da Câmara de Vereadores de Piracicaba em risco, causando graves prejuízos à população.



Texto:  Comunicação


Legislativo

Notícias relacionadas